sábado, 1 de junho de 2013

vamos falar um pouco da cultura japonesa 02






Continuação da matéria vamos falar um pouco da cultura japonesa

11.Missô


Missô (味噌), é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pasta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiro (味噌汁, Misoshiru), dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.

O sabor, aroma, textura e aparência de qualquer tipo específico varia do tipo do missô assim como a região e época que o missô foi feito. Os ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, variedade do kōji e o recipiente de fermentação também contribuem. As mais comuns categorias de sabor do missô de soja são:
Shiromiso, "missô branco"
Akamiso, "missô vermelho"
Kuromiso, "missô preto"
Hatchomiso'"missô bege'"

12.Missôshiro

Missôshiro é famosa soap de missô.
Seu sabor, é leve e revigorante.
Ao mesmo tempo que o missô é um condimento é também fonte de proteína e vitaminas. O missoshiro é servido numa cumbuca apropriada, chamada de chawan (lê-se tchawan) e não precisa de colher para tomar, apenas segurar o chawan com as mãos e degustar.
Existem diversos ingredientes que variam o preparo do missoshiro, mas a receita mais conhecida é feita com algas marinhas, e servido com cebolinha picada e tofu (uma espécie de queijo de soja).
Ingredientes:
1/2 litro de água
50 g de de missô (pasta de soja)
5 g de hondashi (caldo de peixe)
80 g de tofu em cubos pequenos
2 cebolinhas verdes picadas
2 folhas de algas marinhas
1 pitada de glutamato monossódico
Modo de preparo:
Ferva a água com a alga e reserve. Abaixe o fogo e nessa mesma água acrescente o missô, o hondashi e o glutamato monossódico. Mexa bem até o missô se dissolver por completo.
Acrescente a alga cortada em filetes. Acrescente o tofu em cubos pequenos e a cebolinha em rodelas e sirva quente.

13.Yakiniku


Yakiniku é o churrasco japonês (yaki = assado,grelhado; niku = carne). Ele geralmente é preparado na mesa, e a própria pessoa assa a carne e os vegetais em chapas de ferro ou grelhas, que podem ser a gás ou a carvão. Os japoneses costumam fazer yakiniku em casa ou comê-lo em restaurantes especializados (yakiniku-ya).
Yakiniku é uma variação do bulgogi que foi modificado por coreanos Zainichi para o paladar dos japoneses.

 14.Takoyaki

O takoyaki é um bolinho assado de polvo. Prato popular no Japão, é muito apreciado principalemente nas regiões de Kansai (Osaka em destaque, Kobe, Kyoto etc). Traduzindo ao pé da letra, tako (たこ) significa polvo e yaki (焼き) assado, ou no caso, frito na chapa.
A partir da mistura de farinha de trigo, água, ovos e dashi (caldo de peixe), faz-se a massa que é derramada em uma chapa chamada takoyakiki (たこ焼き機), com cavidades esféricas. A massa e os recheios como polvo cozido, gengibre vermelho em conserva (benishouga), repolho, cebolinhas picadas, entre outros ingredientes a gosto, são misturados todos juntos.
Para virar os bolinhos, utiliza-se apenas um único palito, o que requer o domínio de uma técnica muito curiosa.
Por fim, os bolinhos são cobertos com molhos especiais (takoyaki sauce), uma espécie de molho inglês, algas verdes (ao nori) e maionese.

15.Amendoim japonês


Com uma casca crocante feita à base de farinha de trigo e molho de soja, esse tipo de amendoim foi criado no Brasil por imigrantes japoneses. O amendoim faz sucesso entre nipônicos e ocidentais, pode ser encontrado na maioria dos supermercados e lojas de conveniências.

16.Chá verde

Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Febre no mundo ocidental devido às suas propriedades medicinais, o chá verde é consumido pelos os japoneses há séculos. A bebida é tão importante para esse povo que seu consumo é cercado de um cerimonial, chamado de "chanoyu" cerimônia do chá.

17. Udon


O udon é uma das refeições mais típicas do Japão, uma sopa que equivale a uma refeição. Leve e nutritiva, perfeita para a família. No Japão, mesmo depois da chegada das redes de fast-food, o udon continua sendo, junto do lámen, a opção de almoço rápido dos japoneses.

18.Sukiyaki

O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa. A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.
A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.
Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.


19.Harusame


Harusame é um macarrão feito de feijão verde, encontrado na forma de filamento bem fino, quase transparente, por isso conhecido pelo nome de “macarrão transparente”. Rico em carboidratos e cálcio. Antes de utilizar devem ser amaciados em água fervente.

20.Okonomiyake


Okonomiyaki (お好み焼き) é um tipo de bolo frito japonês com vários ingredientes.
Okonomi significa "o que você quer" ou "seu desejo," e yaki significa "grelhado" ou "frito" ; sendo assim, o nome desse prato quer dizer "cozinhar aquilo de que você gosta, da maneira que você deseja". A mistura é feita com farinha, vegetais, água ou dashi, ovos e repolho picado, e usualmente contém ingredientes como cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo.
O Okonomiyaki é associado geralmente como sendo um omelete, pizza, ou panqueca, e comumente referido como sendo a “pizza japonesa" ou como a “panqueca japonesa". Muitos restaurantes de okonomiyaki são no estilo faça você mesmo, onde os clientes fazem uma porção dos ingredientes, misturam e grelham em chapas quentes.
Em Osaka onde acredita-se que o prato tenha sua origem, o okonomiyaki é preparado muito parecido com uma panqueca. A mistura e os outros ingredientes são fritos em ambos os lados em uma chapa quente (‘’Teppan’’) e depois usando uma espátula de metal são cortados depois de terminado o preparo. Depois de preparado o okonomiyaki é coberto com molho, nori, katsuobushi, maionese e gengibre. Quando o okonomiyaki é servido com repolho cortado e uma camada de macarrão frito (ramen ou udon) na mistura é chamado de modanyaki (モダン焼き: "yaki moderno"). Um tipo mais fino de okonomiyaki feito com cebola é chamado negiyaki (ねぎ焼き).
Continua aqui

Um comentário:

  1. Comida Japonesa é uma coisa que não me agrada. Minha mulher adora.
    Entretanto, o Missôshiro, Udon e Okonomiyake me chamaram a atenção e despertaram minha curiosidade.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista, homofóbicos ou comentarios sem sentido.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...