domingo, 7 de outubro de 2012

Curiosidade: Uniforme escolar japonês conheça um pouco mais

Curiosidade: Uniforme escolar japonês conheça um pouco sobre o assunto


Apenas uma forma de identificar os alunos de uma determinada escola, seja no Brasil ou em outros países. No Japão, o uniforme escolar ou seifuku, é muito mais que uma roupa, e ao longo do tempo se tornou um ícone da cultura pop e do imaginário coletivo.

Os uniformes escolares fazem parte da vida afetiva dos japoneses. A partir do ginásio (chugako), os estudantes são obrigados a aderir ao uniforme. Até essa fase da vida, seu uso não é uma regra seguida em 100% das escolas. Mas é sobretudo no colegial (kouko) que o uniforme se transforma em um objeto de desejo e status. As peças despertam a cobiça daqueles que não conseguiram entrar nas melhores escolas. O vestibular é bastante concorrido. Em um país que valoriza a educação como forma de ascensão social, quem é visto com o uniforme das escolas mais disputadas é admirado. Afinal, eles terão mais chances de ingressar nas melhores universidades, o que praticamente garante um emprego em uma multinacional japonesa.

A partir daí, outros tipos de uniforme vão acompanhar a vida dos japoneses praticamente até a sua aposentadoria. Seja no escritório, em uma loja ou na fábrica, o uniforme é peça obrigatória.


HISTÓRIA

Os uniformes escolares (seifuku) começaram a ser usados no Japão há mais de 100 anos atrás, na Era Meiji . De acordo com o Museu Tombow do Uniforme , o primeiro modelo a ser usado era bastante formal, composto pela parte de cima de um quimono e um hakama , que foram selecionados pelo Ministério da Educação para "elevar" o perfil dos estudantes.
Mais tarde, porém, quando o Japão começou a adotar costumes e objetos ocidentais, o uniforme antigo foi substituído por um conjunto de calça e camisa de gola alta, conhecidos comogakuran. O gakuran foi modelado especificamente com base nos uniformes militares do Japão daquela época, que por sua vez eram baseados nos modelos usados pelo exército da Prússia, graças a força que essa potência militar representava. A camisa tinha colarinho alto e botões que iam até o pescoço, mais ou menos como as roupas usadas aqui no Brasil pelas bandas marciais e fanfarras. Calças escuras, cinto, sapatos escuros e às vezes um boné, completavam o visual.

Em 1920, uma escola para mulheres em Fukuoka começou a usar um uniforme diferente, modelado a semelhança do uniforme usado então pela marinha britânica. Nascia o hoje tão conhecido "sailor fuku" (seera fuku), na pronúncia do japoneses. A saia de pregas, gola triangular e o laço no pescoço surgiram nessa época, e se tornaram desde então, as marcas registradas desse tipo de roupa. Segundo as informações da época, a diretora da escola havia estudado na Inglaterra, e por isso resolveu adotar o modelo. A popularidade da marinha britânica, na época uma grande potência naval, também contribuiu para a aceitação do novo uniforme.
O PAPEL DO UNIFORME NA SOCIEDADE JAPONESA
Há um ditado popular no Japão que diz "Deru kugi wa utareru", ou "O prego protuberante será martelado" em uma tradução livre. Esse ditado reflete muito bem o pensamento japonês quanto à uniformidade de grupos e conformidade com as regras sociais.
Para os estudantes, o uniforme serve para criar e manter um vínculo forte com a escola onde estudam, além de reforçar sua identidade dentro da sociedade japonesa como estudantes. Já dentro da escola, o uniforme serve, como aqui no Brasil, para remover as mensagens de status social e econômico que todos nós carregamos de forma inconsciente em nosso modo de vestir.
Curiosamente os estudantes japoneses encontram meios de expressar seus hábitos e atitudes através de modificações nos uniformes, que podem ser mais ou menos sutis, dependendo de até onde as regras em vigor na escola os permitem chegar. Essas expressões aparecem nos garotos usando a camisa desabotoada, ou nas garotas com cintos e acessórios coloridos, ou ainda encurtando (às vezes até demais) a saia.

PRIMEIRO AMOR
Um exemplo interessante do papel simbólico que o uniforme escolar representa na vida dos jovens japoneses pode ser visto em um curioso costume: na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração.


18 comentários:

  1. têm nada melhor que uma japonêsa com uniforme escolar.

    ResponderExcluir
  2. olá adorei o seu blog.
    to votando la n top 30 p você,
    vota uma vez p mim:http://scanlatorshuriken.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. quando eu estudava, queria que as garotas da minha escola tiver-se esses uniformes.

    ResponderExcluir
  4. Mas, estes uniformes são usados em muitas outras escolas fora do Japão também, certo?!
    Estes uniformes mexem literalmente com a imaginação masculina...sei que tem toda uma história uma ligação com as instituições de ensino, mas certos pensamentos vem na cabeça ao ver uma estudante com um uniforme desses.

    ResponderExcluir
  5. eu piro nas japas de uniforme
    http://snestalgia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Os uniformes japoneses são inconfundíveis...

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber mais sobre os uniformes japoneses. De fato, eles já entraram para o imaginário da cultura pop. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sabia qual era o sentido do costume do segundo botão, apesar de saber que ele existe.. De resto, bom artigo, muita gente não conhece ou não entende a história por trás dos uniformes japoneses (já vi gente que acha que esses uniformes é só coisa de anime e no japão mesmo não usam, LOL).
    Sei que eu sempre quis estudar numa escola com um uniforme mais estiloso :/ Não necessariamente no estilo dos japoneses, mas é foda ver que tem uniformes legais pelo mundo e ter passado o ensino médio usando uma camiseta com uma bola amarela e azul e o nome da escola estampado na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade , na minha escola as mina só falta vim pelada kkkkkklkkkkkk

      Excluir
  9. eu adoro a cultura japonesa e tudo limpo organizado direito e as roupas são lindas.

    ResponderExcluir
  10. deveriam adotar isso no brasil.

    ResponderExcluir
  11. "se vc me ama de um botão para mim" kkkkkkkkkk. Nada contra.

    ResponderExcluir
  12. verdade mais o brasil nao tem nada de cultura. se o brasil fosse um pouco parecido com o japao concerteza esse nosso pais era diferente.

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista, homofóbicos ou comentarios sem sentido.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...