sábado, 5 de janeiro de 2013

vamos falar um pouco da cultura japonesa

Vamos falar dos elementos(simbolos) da cultura japonesa



  1. Sushi


É o prato japonês mais popular  feito à base de arroz temperado com vinagre, é servido com postas de peixe, frutas ou frutos do mar, geralmente crus.

2.Sakê


O arroz dá origem à bebida que é tão valorizada que é oferecida aos deuses xintoístas, e também é servida em ocasiões especiais como casamento, inauguração de lojas e comemorações. Mas o saquê está presente também na mesa dos japoneses como uma bebida popular.

Como é fabricado o sake atualmente

O arroz é lavado e cozido a vapor. Depois, é misturado ao fermento, à água, e ao koji, que é o arroz fermentado separadamente, numa sala com temperatura e umidade controladas. À mistura acrescenta-se mais arroz, koji e água por três vezes dentro de cinco dias.

Essa fermentação que ocorre num grande tanque é chamado de shikomi.

A sua fermentação deve continuar por 18 a 32 dias, e findo o período, a pasta é amassada e filtrada. Depois disso, geralmente o saquê é pasteurizado para matar as bactérias e desativar enzimas que poderiam mudar o sabor e a cor do produto.

O saquê ficará descansando por seis meses, e receberá uma adição de água pura, para baixar o nível de álcool de 20 para 16%. Depois, ainda será pasteurizado novamente antes de ser embalado.

Principais tipos de saquê

Junmai-shu – É o saquê mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é “polido” de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.

Honjozo-shu – Tem pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o saquê mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.

Ginjo-shu – O arroz é “polido” para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse saquê é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo.

Daiginjo-shu – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de saquê que exige muito trabalho em cada nível do processo.

Namazakê – É o saquê que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira.
Nigori-zakê – Não é filtrado.

No Japão, o termo saquê é mais abrangente e pode significar qualquer bebida alcoólica, distinguindo-se freqüentemente a bebida japonesa como “nihonshu” (literalmente saquê do Japão) ou “seishu”.

Os saquês mais comuns que não estão na nesta lista são chamados de futsuu-shu, enquanto aqueles produzidos regionalmente em pequenas escala, de jizake.

3.Sashimi

Em japonês, significa "carne cortada". O sashimi é o nome dado a frutos do mar ou peixe cru fatiado. O corte das fatias, que devem ser frescas, exige técnica.perseverança e habilidade.

03.Temaki

É uma modalidade de sushi que se tornou bastante popular recentemente, a ponto de restaurantes especializados no prato multiplicarem em São Paulo e em outras capitais. São as Temakerias.
O arroz avinagrado e o recheio são envoltos em cone de alga marinha parecido com um sorvete de casquinha.
Receita de Temaki aqui.

4.Hashi



O hashi chamado ainda popularmente de pauzinhos ou palitinhos, também conhecidos como são as varetas utilizadas como talheres.

História

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi), em que o caracter 筷 significa "objetos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga foram no entanto profusamente utilizados em todo o leste asiático.


Como usar

Ponha um hashi entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo.
Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro hashi como uma caneta.
Tenha a certeza que as pontas dos dois hashis estão alinhadas.
Alavanque o hashi de cima em direção ao de baixo.
Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
Com prática suficiente, os dois hashis funcionam como uma pinça.




05.Manju

Trata-se de uma espécie de bolinho doce muito popular no Japão. É elaborado com massa de arroz ou de farinha de trigo assada, recheada com uma pasta açucarada de feijão japonês Azuki.

06.Shoyu

O molho de soja (醤油 shōyu em japonês, 醤油 jiàng yóu em chinês) é um molho fabricado a partir de uma mistura de grãos de soja fermentados pelos microrganismos Aspergillus oryzae e Aspergillus soyae, um cereal torrado, água e sal marinho.
É tradicional molho de soja, tempero presente em boa parte da culinária japonesa. Com uma coloração escura, é produzido a partir de grãos de soja.
É o acompanhamento indispensável de sashimis,missoshirô,udon e sushis.


07.Lamen


O que é lamen?


O lamen foi introduzido da China, no Japão, no início da era Meiji e, apesar de ser um prato de macarrão que se difundiu no país através dos restaurantes chineses, desenvolveu-se até nossos dias de forma peculiar, com o macarrão, ingredientes e caldo adaptados ao gosto dos japoneses. Como resultado, atualmente é diferente do lamen original da China e, em sentido inverso, é o lamen japonês que invade o mercado chinês. 
O macarrão possui elasticidade, com a farinha de trigo, sua principal matéria-prima, sendo amassada e misturada com água contendo carbonato de sódio, carbonato de potássio e outros álcalis. O caldo que serve de base é extraído de ossos de suínos e frangos e misturado a um molho composto de diversos condimentos. Cada restaurante de lamen tem suas peculiaridades, com variações nos ingredientes para o preparo do caldo, no método de preparação do molho e na espessura do macarrão. Os ingredientes populares que servem de acompanhamento ao macarrão são Tchashu, com carne suína cozida no shoyu, tempero à base de brotos de bambu fermentados denominado Menma e cebolinha.

08.Dorayaki


O Dorayaki é um doce bem popular. Basicamente, é uma massa feita na chapa, parecida com a das panquecas americanas.Recheado com doce de feijão (anko) ou com creme.


09.Anpan

É um pão doce japonês completo com pasta de feijão vermelho.
Existem muitos tipos de Anpan mas o original é feito com feijão de azuki.


Influencia na Cultura Popular Japonesa
O anime AnpanMan é sobre um super-herói cuja cabeça é feita de Anpan.
Em Clannad (Romance Visual), a heroína, Nagisa, Gosta de Anpan e usa isso como motivação.
O personagem Dr. Andounuts, de EarthBound, é nomeado e come dounuts após preencher Anpan.

10.Calpis


Calpis é uma bebida muito popular no Japão e foi introduzida no mercado japonês por Kaiun Mishima em 1919. Após uma visita à Mongólia onde a população tinha o costume de tomar leite fermentado (produzido através de receitas caseiras), onde este trazia benefícios à saúde dos habitantes, resolveu aperfeiçoar a receita a fim de industrializar a mesma para levar ao mercado japonês.

Calpis é produzido a partir de leite desnatado adicionado de lactobacillus seguido da sua fermentação. Após este processo é adicionado açúcar e outros ingredientes e novamente fermentado. O resultado é uma bebida leve e refrescante.

Seu sabor assemelha-se ao Yakult, mas muito mais leve e suave. É muito menos doce também.



No Japão existem diversas variações, como o Calpis Soda que é a versão gasosa. Além desta sazonalmente é introduzida no mercado versões com sabores de frutas, tais como morango, uva verde, abacaxi, limão entre outras. Já experimentamos diversas versões mas o melhor continua sendo o tradicional. Normalmente você encontra algumas versões na Liberdade, mas são poucas as que chegam ao mercado brasileiro.

Existe uma versão especial, chamada de Calpis Premium onde o sabor é mais concentrado e muito mais saboroso. Mas por ser mais denso, não é tão refrescante quanto o normal.
A versão de exportação é chamada de Calpico pois a pronúncia de Calpis em inglês é muito parecida com "cow piss" (urina de vaca) e provavelmente ninguém iria comprar uma bebida com um nome desses. O nome original vem da junção de Cal (Calcium) e Pis (de Sarpis - extremo sabor). Na versão de exportação, você encontra nos sabores de lichia, manga e aloe vera. 


Em breve vem a segunda parte dessa sensacional reportagem.

10 comentários:

  1. Belo post! Não sabia que o Sakê era oferecido a deuses xintoístas. Aliás aqui tem várias coisas de que eu não fazia ideia.
    Muito bom.
    Te convido a participar do meu site.
    http://lua-lobo-candeia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu deus que isso.. tentação demais hmmmm delícia tudo isso!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre tô comendo comida japonesa, gosto de tudo mesmo. Só o sashimi de polvo que não curto muito, e a pimenta tb.

    ResponderExcluir
  4. HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMM QUE DELICIA
    Eu amo Sushi, Sashimi, Macarrão Shangai!
    agora é sacanagem postar Anpan e Dorayaki
    não acho em lugar nenhum por aqui aonde eu moro, mas são perfeitos!
    Muito bom o blog

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana o post. Tem algumas coisas da cultura japonesa que gosto e tem algumas coisas que não gosto.

    bjos

    www.coisas-jujuba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. essas comidas sem tem uma cara de que são muito deliciosos

    ResponderExcluir
  7. amo comida japonesa, aliás amo toda a cultura, desenhos, comida e principalmente as japonesas kkk
    acho mto lindas

    ResponderExcluir
  8. Seria interessante eu conhecer bebidas com álcool de lá!!!

    ResponderExcluir
  9. Am sushi, sashimi, temaki... me interessei por esse leite fermentado - aqui no Brasil não tem yakult de 1 litro :'(

    ResponderExcluir

Leia antes de comentar. Não seram postados comentários de baixo calão,racista, homofóbicos ou comentarios sem sentido.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...