Fonte: Jica e Ipc Digital
O governo japonês decidiu aliviar as barreiras acadêmicas para estudantes estrangeiros que pretendem estudar em universidades japonesas, na esperança de atrair mais estudantes de outros países com diferentes sistemas de ensino.
O Ministério da Educação quer atingir a meta de 300 mil estudantes estrangeiros em universidades japonesas até 2020.
Atualmente, para estudar em uma universidade do Japão, o candidato precisa ter 12 anos completos de escolaridade. Para os cursos de pós-graduação, são necessários 16 anos de escolaridade.
O sistema de ensino de países como, EUA, China e Coréia do Sul, atendem ao requisito de 12 anos de escolaridade exigido pelo governo japonês, mas em muitos países da Europa e América do Sul, o tempo de formação educacional, até o ingresso na universidade, é de apenas 11 anos.
De acordo com a revisão das regras educacionais para estrangeiros, os estudantes de países com o sistema de 11 anos de formação poderão estudar em uma universidade japonesa após uma avaliação.
De acordo com a Organização de Serviços ao Estudantes do Japão, em 2013, dos 135 mil estudantes estrangeiros no Japão, 70% eram sul-coreanos.